quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Exames e Posicionamentos Radiograficos

               A radiografia é, geralmente, a primeira escolha médica como método de diagnóstico por imagem. Esta é requerida em duas projeções radiográficas, em planos perpendiculares que se complementam com o objetivo de identificar extensões de traumas, fraturas e outras alterações patológicas.



Links relacionados:


Cinófilia

            Cinofilia (do grego cino = cão e filia = amigo)­ é o termo que define os admiradores de cães. A esse termo estão relacionados os criadores e estudiosos das diversas raças, que criam segundo padrões rígidos estabelecidos por instituições de alcance mundial. 

           CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) é a confederação que cuida de regras e normas para criação, registro, emissão de pedigrees e exibição de raças de cães no Brasil.




Links relacionados:
Glossário de Termos Técnicos

Bulário + Guia de formulações

Guia e bulários para facilitar e otimizar o atendimento veterinário.  





Links relacionados:
Bulário FMVZ-USP
Bulário Online
Bulário para cães e gatos HOVET/USP
Guia de Formulações Magistrais Para Uso Veterinário

Pênfigo Canino

            O pênfigo é a doença mais comum mediada por anticorpos da pele em cães, sendo uma doença autoimune que pode apresentarse numa variedade de formas e pode ser desafiadora para gerir e tratar. Entre as diferentes formas de pênfigos, podem ser citados o foliáceo (PF), o eritematoso (PE), o panepidermal pustular (PPP), o vulgar (PV) e o paraneoplásico (PNP)


(Pênfigo foliáceo)

Artigos relacionados:

Nem Toda Trombocitopenia é Hemoparasitose

            A trombocitopenia tem se tornado um achado comum nos hemogramas veterinários, principalmente de cães. E sem dúvida, a hemoparasitose é a principal causa infecciosa nos dias de hoje. Porém, não é a única. Existem inúmeros fatores que podem provocar a diminuição da contagem plaquetária, e que não são incomuns na rotina clínica. 



Continue lendo:


Gestação em cadelas

Dermatologia


•Dermatologia Clínica Veterinária (Espanhol)
http://pt.scribd.com/doc/12907899/Dermatologia-Clinica-Veterinaria

•Guia Diagnóstico
http://pt.slideshare.net/josias_santos/1-um-guia-diagnstico-em-dermatologia


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Papilomatose Oral em Cão


            A papilomatose canina de origem infecciosa é uma enfermidade tumoral benigna, causada pelo Papilomavírus, caracterizada pelo aparecimento de papilomas principalmente na região oral, nos lábios, na faringe e na língua. Os tumores se desenvolvem entre um e cinco meses, e regridem espontaneamente na maior parte dos animais entre quatro e oito semanas após o início das lesões tumorais. Em alguns casos tendem a permanecer crônicos




Artigos relacionados:

Sarcomas Vacinais em Gatos

            Os sarcomas no local de injecção felinos (FISS), também denominados como sarcomas associados a vacinas (VAS), são tumores únicos em gatos. Atualmente, pensa-se que a inflamação crônica induzida por vacinação ou por outra injeção pode provocar o desenvolvimento do tumor em indivíduos geneticamente predispostos. Os FISS tem um comportamento biológico agressivo e a cirurgia sem terapêutica adjuvante pode levar a recorrências.           


Artigos relacionados:


Lúpus Eritematoso

            O lúpus eritematoso é uma afecção imunomediada de etiologia desconhecida que pode apresentar-se sob duas formas: uma benigna, com lesões cutâneas bem localizadas e denominada Lúpus Eritematoso Discóide (LED) e outra multissistêmica, afetando vários segmentos do organismo, denominada Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).           

            O lupus eritematoso discóide (LED) é a segunda dermatopatia auto-imune mais comum, e usualmente é localizada no plano nasal. Quando comparada com o lupus eritematoso sistêmico, o LED é uma doença relativamente benigna, localizada na pele e membrana mucosa.


(Lúpus eritematoso discóide)

Artigos relacionados: